Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
dez 06
0
Apresentação_Visual

O uso de recursos visuais em uma apresentação

Além de ser muito importante saber apresentar com um bom tom de voz, uma boa postura e um bom discurso, não podemos deixar de lado a parte visual da apresentação: cores, fontes, diagramação e outros recursos.

Sabendo que os slides de uma apresentação servem para complementar o que o apresentador está falando, ou seja, eles ajudam a desenvolver a ideia na cabeça do espectador; é muito importante saber como e porque usar cada elemento visual disponível na ocasião certa. Separamos 4 desses elementos, para que você possa ver cada um de forma estratégica. São eles: ícones, infográficos, vídeos e animações.

Veja a seguir um resumo sobre o momento certo para o uso de cada um e quais suas particularidades:


Ícones:

A palavra ícone vem do Grego “eikon” e significa imagem, sendo no design gráfico um pequeno símbolo, uma imagem simplificada de um significado complexo. Um ícone de placa de trânsito, por exemplo, representa com apenas uma imagem uma regra elaborada. Podemos utilizá-los então para ilustrar um tópico, quebrando um padrão de bullet points, por exemplo.


Infográficos:

São representações visuais de dados e informações, ou seja, unem imagens, textos e números.
O infográfico visa substituir de forma mais interativa o uso de gráficos maçantes e nada encantadores. Quando utilizado da forma correta, ajuda o leitor a entender a mensagem de forma mais atraente, o que torna o entendimento e a memorização mais fáceis.

Podemos combinar ícones e infográficos, o que torna seu uso bem mais dinâmico.


Vídeos:

Fazer o uso de vídeos durante uma apresentação pode diferenciá-lo dos demais oradores, ainda mais se utilizado no momento certo. Um vídeo com boa resolução que reforce a ideia que você está passando pode ser crucial, ao invés de ficar focado somente em textos.
Os vídeos podem trazer por exemplo um depoimento de alguém importante em certa área de atuação, mesclando imagens, sons e movimentos que mexam com a emoção do espectador e o deixem imerso na ideia apresentada


Animações:

As animações devem ser utilizadas de forma correta, caso contrário podem tirar o foco da apresentação. Imagine só um gif dançante que não para de rolar, isso traz uma enorme distração, tirando o apresentador de cena.
As animações em slides podem ser feitas de várias maneiras, sendo as mais comuns as animações de transição – de entrada ou saída do slide – e as animações no próprio slide, como a formação de imagens ou algo relacionado ao tema principal, mas que não tirem o foco da ideia central. A dica principal é que sejam usadas quando você for destacar uma ideia ou quiser trazer dinamismo para seu discurso.

Veja também: Apresentações, Start ups e Investimentos


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre esses recursos, vale a pena utilizá-los de forma estratégica nas suas próximas atuações como orador para testar o que funciona melhor.

Futuramente detalharemos todos esses recursos especificamente para que você conheça mais profundamente os fundamentos de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios