Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
nov 19
0
Poder da Persuasão

O poder da persuasão

Você já procurou alguma vez o significado da palavra persuasão?

Do termo em latim persuadere, se traduz no ato de persuadir ou convencer alguém de uma ideia, seja ela qual for. Além disso, a persuasão se aplica também em fazer alguém tomar uma atitude contando com seu poder de influência.

E para convencer alguém de uma ideia, muitas vezes não adianta somente falar, é preciso escolher as palavras de modo intencional, mas não mecânico. É preciso direcionar o argumento de modo a convencer o ouvinte de que uma ideia é boa o bastante para que ele possa adotar sua crença.

Desde a infância já utilizamos nosso poder de persuasão (quem diria, não?!), e nem percebemos.

Imagine algum momento em que você lembra de ter feito uma birrinha quando criança para ganhar aquele brinquedo que você tanto queria, ou um tênis novo… É bem difícil que alguém tenha passado a infância e adolescência sem ter barganhado algo com o pai ou a mãe.

Com certeza nestes momentos fez-se presente uma argumentação (por vezes extensa), que é um dos elementos básicos da persuasão. 

Além de uma boa argumentação, outros elementos são necessários, como por exemplo ter empatia, conhecer previamente qual é o público com quem você vai comunicar sua ideia, honestidade, ser objetivo e antecipar as dúvidas que seu público alvo possa vir a ter.

Analisando cada um desses detalhes podemos entender qual a importância deles no momento de ser persuasivo:

– Empatia: ter empatia é ser capaz de criar conexão com a outra pessoa através de cada palavra que você falar, é saber entender outro ponto de vista, compartilhando assim do sentimento do ouvinte. 

– Conhecer previamente o seu ouvinte: tendo em mente quem vai te ouvir, você consegue ter uma direção de que tipo de linguagem utilizar e quais referências pode citar.

– Honestidade: é necessário ser honesto sobre seu produto ou ideia e sobre as intenções que existem na fala persuasiva, pois, sem honestidade você não passa uma mensagem verdadeira, e, enganando seu ouvinte, você se prejudica e também quem irá comprar sua ideia.

– Objetividade: ser objetivo na hora de passar sua mensagem, para que seu ouvinte tenha total entendimento.

Antecipar as dúvidas que seu público alvo possa vir a ter: o item que pode ser listado como mais importante na hora de convencer alguém é saber antecipar as dúvidas que esse alguém possa ter e já saná-las antes mesmo que sejam perguntadas.

E o que isso tudo significa?

A persuasão, apesar de ser um dom natural de alguns, pode ser treinada e desenvolvida mesmo por quem nunca tentou ser persuasivo antes. Ser persuasivo é essencial na vida e nos negócios.

Seja para buscar investimento, arrecadar fundos para uma ONG, vender um produto, vencer um debate ou conquistar alguém, desenvolver seu poder de persuasão é essencial na vida e nos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios