Um bom design gera valor para o seu negócio
Quantas vezes você já passou por uma loja e algo na vitrine chamou sua atenção? Pode ser a cor, o formato, ou qualquer outro aspecto físico e visual. Isso se dá por conta do design.
Mas o que é exatamente design? A definição da palavra, segundo o dicionário Michaelis, tem os seguintes significados: 1 Conceito de qualquer produto de acordo com seu ponto de vista estético e sua funcionalidade. 2 COMUM, programação visual.
Ou seja, design é sobre o uso, a funcionalidade final do produto ou serviço, e no nosso caso, o projeto gráfico das apresentações institucionais ou comerciais.
Devemos usar o design a nosso favor, para deixar nossa apresentação no powerpoint uma verdadeira maravilha!
Na montagem de slides e preparação do conteúdo, trabalhamos com estética. Definimos cores, fontes, diagramação, estrutura do conteúdo, escolhemos as imagens mais adequadas, os vídeos e áudios, sempre pensando em uma boa comunicação e também chamar a atenção de quem assiste/ouve.
As cores no design trazem muitos significados, você sabia? E você pode usá-las de maneira estratégica em uma apresentação de empresa, por exemplo, causando uma sensação proposital em quem assiste. Alguns exemplos desses significados das cores primárias:
Vermelho: traz sensações de paixão, excitação, alerta.
Amarelo: causa sensações de descontração, otimismo, algo mais alegre.
Azul: traz sensações de tranquilidade, autoridade e harmonia
Algumas cores secundárias:
Laranja: traz sensações de alegria, vitalidade e prosperidade
Roxo: mistério, intuição e também é uma cor que remete à realeza.
Verde: esperança, fertilidade, crescimento e natureza.
Essas atribuições são dadas segundo estudos de psicologia das cores. Então é bom escolher cores que tenham a ver com seu objetivo, sua marca, sua ideia ou mesmo segundo o tipo de mercado em que você atua.
Procure não misturar muitas cores (use entre 3 ou 4 no máximo), e que sejam harmoniosas entre si, e também transmitam a energia, o clima que você quer passar.
Um bom contraste também é fundamental, procure usar em fundos claros cores escuras e vice-versa.
Além da questão das cores, atenção à escolha e ao tamanho da fonte (diferenciação de tamanho e tipos de fonte entre títulos e textos), e a quantidade de texto colocada no quadro e como ele se relaciona a sua apresentação institucional (evite textos grandes, foque em usar o storytelling verbalmente, e use o texto escrito para complementar a ideia falada).
Também devemos lembrar das imagens que você usa, se elas atrapalham ou ajudam na visualização do seu slide, seja pelo seu tamanho, tema e seu contraste entre a imagem destacada e o fundo dela.
A utilização de vídeos também requer que você use um material de boa qualidade, para que as imagens não fiquem distorcidas e que seu áudio seja claro e limpo.
E o design se aplica além dos slides. Cuide do seu visual, da roupa que você utilizará durante sua apresentação e pense na imagem que você quer passar para as pessoas.
Estes são só alguns exemplos de como o design pode amplificar o poder de propagação da sua mensagem. E você sabia que tudo isso era design?
Agora, sempre antes de apresentar, tome como base esses dados para desenvolvê-los em suas palestras e conte conosco para cuidarmos disso por você e sua empresa!
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