Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
mar 15
0

Um bom design gera valor para o seu negócio

Quantas vezes você já passou por uma loja e algo na vitrine chamou sua atenção? Pode ser a cor, o formato, ou qualquer outro aspecto físico e visual. Isso se dá por conta do design.

Mas o que é exatamente design? A definição da palavra, segundo o dicionário Michaelis, tem os seguintes significados: 1 Conceito de qualquer produto de acordo com seu ponto de vista estético e sua funcionalidade. 2 COMUM, programação visual.

Ou seja, design é sobre o uso, a funcionalidade final do produto ou serviço, e no nosso caso, o projeto gráfico das apresentações institucionais ou comerciais.

Devemos usar o design a nosso favor, para deixar nossa apresentação no powerpoint uma verdadeira maravilha!

Na montagem de slides e preparação do conteúdo, trabalhamos com estética. Definimos cores, fontes, diagramação, estrutura do conteúdo, escolhemos as imagens mais adequadas, os vídeos e áudios, sempre pensando em uma boa comunicação e também chamar a atenção de quem assiste/ouve.

As cores no design trazem muitos significados, você sabia? E você pode usá-las de maneira estratégica em uma apresentação de empresa, por exemplo, causando uma sensação proposital em quem assiste. Alguns exemplos desses significados das cores primárias:

Vermelho: traz sensações de paixão, excitação, alerta.

Amarelo: causa sensações de descontração, otimismo, algo mais alegre.

Azul: traz sensações de tranquilidade, autoridade e harmonia

Algumas cores secundárias

Laranja:  traz sensações de alegria, vitalidade e prosperidade

Roxo: mistério, intuição e também é uma cor que remete à realeza.

Verde: esperança, fertilidade, crescimento e natureza.

Essas atribuições são dadas segundo estudos de psicologia das cores. Então é bom escolher cores que tenham a ver com seu objetivo,  sua marca, sua ideia ou mesmo segundo o tipo de mercado em que você atua.

Procure não misturar muitas cores (use entre 3 ou 4 no máximo), e que sejam harmoniosas entre si, e também transmitam a energia, o clima que você quer passar.

Um bom contraste também é fundamental, procure usar em fundos claros cores escuras e vice-versa.

Além da questão das cores, atenção à escolha e ao tamanho da fonte (diferenciação de tamanho e tipos de fonte entre títulos e textos), e a quantidade de texto colocada no quadro e como ele se relaciona a sua apresentação institucional (evite textos grandes, foque em usar o storytelling verbalmente, e use o texto escrito para complementar a ideia falada). 

Também devemos lembrar das imagens que você usa, se elas atrapalham ou ajudam na visualização do seu slide, seja pelo seu tamanho, tema e seu contraste entre a imagem destacada e o fundo dela.

A utilização de vídeos também requer que você use um material de boa qualidade, para que as imagens não fiquem distorcidas e que seu áudio seja claro e limpo.

E o design se aplica além dos slides. Cuide do seu visual, da roupa que você utilizará durante sua apresentação e pense na imagem que você quer passar para as pessoas.

Estes são só alguns exemplos de como o design pode amplificar o poder de propagação da sua mensagem. E você sabia que tudo isso era design?

Agora, sempre antes de apresentar, tome como base esses dados para desenvolvê-los em suas palestras e conte conosco para cuidarmos disso por você e sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios