Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
set 02
0
Imagens, palavras e emoção nas apresentações corporativas

Tornando sua apresentação corporativa inesquecível

Para que você tenha uma boa apresentação é fundamental que tenha um bom conteúdo. Dessa maneira, fica muito mais fácil se apresentar, você se sentirá mais seguro, saberá qual a mensagem certa e poderá dar vida à sua apresentação corporativa.

A qualidade do seu conteúdo está diretamente ligada à forma com que ele é organizado. Podemos chamar essa organização de roteiro. Antes de abrirmos o PowerPoint e sairmos copiando e colando as informações, devemos colocar as ideias no papel em forma de palavras.

Esse texto é o projeto de nossa apresentação. Aqui caberá criarmos uma história com sentido – começo, meio e fim – e que seja interessante para nossa plateia. Histórias interessantes são aquelas que nos emocionam, que despertam nossos sentimentos, mas também tem conflitos, os altos e baixos que toda boa história deve ter.

Lembre que tudo começa com uma ideia, um fato específico que acompanhará toda sua apresentação e nos conduzirá para o objetivo que almejamos alcançar.
Mesmo que sua apresentação seja sobre números e dados, deixe sua história mais interessante mostrando fatos, citações, criando metáforas e analogias, desde, claro, que acrescente valor à sua comunicação. Dessa forma sua mensagem fica mais fácil de ser memorizada e consequentemente mais é últil para seu público, afinal de contas informá-lo é o motivo de sua palestra.

Estudos mostram que é mais fácil ganhar a confiança das pessoas contando uma história – em parte porque nos aproxima mais da vida real – do que mostrando apenas números.
Apenas no final esse conflito é resolvido e a solução é apresentada. Assim como em todo bom filme, lembre-se: deixe o melhor, a surpresa, para o final da sua apresentação e dessa maneira surpreenda e encante sua plateia.

Lembre que ao contar uma história não queremos apenas que as pessoas guardem nossa mensagem, mas queremos ir além: procuramos convencer ou mesmo impressionar para que cada um da plateia em seguida, logo após nos apresentarmos, tome uma atitude, aja, a favor daquilo que queremos.

“A minha consciência tem milhares de vozes,
E cada voz traz-me milhares de histórias (…)”
– William Shakespeare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios