Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
jan 14
0
Os avós da Publicidade Brasileira

Olá, jovem publicitário de nossos dias. Você já conversou com seus avós?

Parte II

Seguramente, para você que leva hoje sua apresentação no bolso num “pendrive”, lhe contarão como se apresentava uma nova campanha, ou se ia em busca de um novo cliente nesta época dos dinossauros.

Enormes quantidades de cartões “paspartout” cheia de dados e estatísticas. As apresentações, nestes tempos, era a bagagem mais incômoda para as companhias aéreas, e às vezes, para horror dos colegas, era despachada no bagageiro de carga. A cena se repetia todo domingo, no último avião, nos balcões da ponte tanto no Rio como em Sampa.

Devem pensar e perguntar a seus avós porque o planejamento era apenas uma referência longínqua. O marketing e as estratégicas de mercado eram secundários. Não existia a depredação do concorrente. A sociedade também era inocente e acreditava em uma hierarquia não muito bem definida.

Assim, os anos 70 foram a grande colheita dos trabalhos dos pioneiros da era do preto e branco, os anos do “past up” colado  e depois fotografado para ser finalmente um fotolito.

Nessa época não passava pela cabeça de ninguém que um dia haveria computador e software. Cada profissional achava que seu canto de trabalho seria eterno e o sistema inamovível.

Hoje, as agências ficaram enxutas, multifuncionais, planejadas e com profissionais altamente capacitados. A famosa criatividade, para as mensagens de TV e anúncios de jornais e revistas, sobretudo, ficaram corroídas pela “estratégia”. Às vezes é mais importante desconstruir e depredar o concorrente do que anunciar o próprio produto ou serviço.

Emfim, este é nosso mundo de hoje, no qual temos que viver e conviver. Mas no qual há espaço para conversar com os avós publicitários que narraram suas aventuras e seu desgastante trabalho cotidiano em que toda comunicação era feita praticamente “à mão”.

Pensemos também que o Brasil cresceu, graças a estes pioneiros inocentes e exigentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios