Mês Internacional da Mulher
Março é considerado o mês internacional da mulher, mas você sabe porquê?
Ao longo da história muitas lutas e manifestações foram feitas reivindicando o direto das mulheres por melhores condições de trabalho, salário equivalente aos homens e voto, entre outros. Essa importante data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos ligados ao engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, já havia existido a aprovação para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. Ali, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem, entretanto, estipular uma data específica.
Um ano depois, em 1911, um terrível incêndio ocorreu na Triangle Shirtwaist Company em Nova Iorque e vitimou 146 pessoas – 125 mulheres e 21 homens – sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.
A Primeira Guerra Mundial, em 1914, fez com que eclodissem ainda mais protestos ao redor do globo, como o ocorrido em 8 de março de 1917 na Rússia, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II. O levante ficou conhecido como o protesto “Pão e Paz” mas somente em 1921, decidiu-se que essa data fosse o Dia Internacional das Mulheres.
Anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional para a igualdade de gênero.
A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.
Hoje a luta das mulheres continua, seja para a promoção da equidade de gênero, pelo acolhimento de mulheres em situação de violência, pela capacitação e inserção no mercado de trabalho ou pelo empoderamento feminino.
Reflita, conheça a causa e apoie. Vamos juntos mudar essa situação e construir uma sociedade mais humana e justa.
Deixe um comentário