Inteligência artificial e apresentações – Parte II
Muito tem-se falado sobre o futuro das apresentações corporativas através do uso da inteligência artificial. Recursos de automação não são novidade, mas recentemente o assunto explodiu com a retomada da IA nos negócios.
Achar que essa ferramenta pode ser a solução para as apresentações monótonas e sem vida pode ser um engano, mas vejamos alguns exemplos de como utilizá-la a nosso favor:
- Geração automática de conteúdo:
Talvez seja o recurso mais utilizado. Sabendo formular as questões corretas é possível ter respostas precisas sobre os mais variados assuntos. Além disso a IA pode analisar grandes volumes de dados de maneira rápida, economizando tempo e esforço.
- Visual:
Para aqueles que não se acham criativos, a IA pode sugerir imagens relevantes para transmitir a mensagem de forma mais impactante, bem como propor um template adequado para cada situação.
- Tradução automática:
Já é um recurso muito utilizado, em um mundo multilinguista e globalizado é uma ferramenta fundamental para conectar diferentes públicos, aumentando o alcance da sua mensagem.
- Feedback
Esse recurso já vem no pacote do PowerPoint. A ferramenta usa a IA para dar feedbacks enquanto você ensaia a apresentação em frente ao computador. Como exemplo, a ferramenta chama a atenção caso o apresentador esteja lendo os slides. O novo recurso de “presenter coach” também fornece feedback em tempo real sobre seu ritmo e vocabulário.
- Acessibilidade:
Ajuda a adaptar o conteúdo para pessoas com deficiência. No PPT você pode manter esse recurso ativo enquanto trabalha em seu conteúdo. Outro recurso interessante são as legendas ao vivo, que aparecem automaticamente em tempo real. Você pode garantir que suas apresentações sejam compreendidas por todos, em diferentes idiomas e com necessidades de acesso por áudio.
Lembre que sempre caberá às pessoas o poder de criação e decisão: por mais que tenhamos uma máquina trabalhando por nós, homens e mulheres são os responsáveis pelo caminho a ser trilhado; seja para mantê-lo ou criar uma nova rota inovadora e surpreendente.
Deixe um comentário