Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
dez 05
0

Criando o roteiro da sua apresentação

O roteiro é parte fundamental da sua apresentação pois é a partir dele que você irá definir e organizar a história que irá contar.

Podemos dizer que é a “base” da sua apresentação sobre a qual todos outros elementos se sustentam: sem uma boa história não temos uma boa apresentação.

A definição de roteiro seria a forma escrita (texto) de um projeto audiovisual. Nesse texto colocamos todos elementos da narrativa e também a indicação dos elementos visuais como imagens e ilustrações que utilizaremos.

É importante nessa etapa separar o texto que será escrito nos slides para ser lido, daquele que será falado (discurso do apresentador).

Agora algumas dicas para você criar o seu roteiro:

  • – Antes de abrir o seu computador, defina o objetivo do seu projeto, aquilo que você quer que seu público faça assim que terminar sua apresentação. Por exemplo, se você estiver buscando investimento para a sua startup, deixe claro no final que você que aquele investidor no seu negócio.
  • – Use Post-Its para criar um protótipo do seu roteiro. É uma forma fácil e prática para ir pensando na ordem da narrativa. Os adesivos podem ser facilmente trocados de lugar, excluídos, inseridos, rabiscados e dessa forma você começa a memorizar toda sequência de slides.
  • – Evite muito texto por tela, pense na sua apresentação de forma mais visual do que um documento para leitura.
  • – Divida seu roteiro em partes. Isso irá facilitar você trabalhar seu conteúdo. A velha fórmula começo, meio e fim ainda funciona, da seguinte maneira: começo – em um filme é o momento em que são apresentados os personagens e os cenários. Na sua apresentação mostre a ideia central e o seu propósito. Meio: traga o problema (conflito) e apresente a solução (seu produto ou serviço). Fim: é a hora do clímax e a sua resolução. Sabe em um seriado quando tudo parece impossível de se resolver e aparece o protagonista com uma solução inesperada? Na sua apresentação você também pode criar esse suspense, envolvendo sua plateia. Lembre-se: guarde o melhor para o final!
  • – Protagonista: toda história tem um ou mais protagonistas. Ele pode ser seu produto, seu time, vai depender de como você irá conduzir sua narrativa.
  • – Storytelling: histórias são mais impactantes do que números e dados. Criam valor e conexão, motivam. Portanto é um poderoso recurso, pois trabalhando com a emoção ficam na nossa mente e coração. Crie uma história empolgante e poderosa. Lembre que é importante o seu público entender como ele se encaixa nessa história.
  • – Exemplos: as pessoas aprendem melhor com exemplos. Procure sempre mostrar algo que sirva como modelo daquilo que você está apresentando e surpreenda sua plateia.

Finalmente, lembre que a atenção plena dura em torno de 10 minutos, então evite se prolongar muito no mesmo assunto e pense em uma apresentação dinâmica que conduza se público na direção do seu objetivo!

Boa sorte e boa apresentação! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios