Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
mar 19
1
Fotografias nas apresentações empresariais

Vamos ler as fotografias das apresentações empresariais

E aí companheiro, você sabe ler uma fotografia nas apresentações empresariais?

Parece papo de doido, mas não é.

Sim, as fotografias são para serem vistas, apreciadas e lidas. Ver expressões, locais e tudo o que uma foto deseja expressar.

Até final dos anos 1890, a fotografia estava geralmente ligada à marca Kodak. Ela fornecia a máquina – o famoso caixão preto ou a de sanfona, a película virgem, o papel fotográfico e os produtos químicos para revelar.

Os mestres da fotografia começavam a surgir, trazidos pelo jornalismo impresso e a necessidade de informar.  E também dependiam da marca Kodak.

Aí, no final da década de 1930 estouram duas guerras: a segunda Grande Guerra e a guerra civil espanhola.

O mundo estava em crise e a Europa em polvorosa. Durante muitos anos, até a metade da década de 1940, o cotidiano principal das notícias foram estas guerras que precisavam ser registradas, tudo em preto e branco.

Estes eventos tiraram a Kodak da sua acomodação, ela começou a pesquisar novas emulsões para suas películas procurando mais nitidez e rapidez, como também permitir o trabalho com a escassez de luz.

Quando a guerra finalizou, a marca colocou estas novas emulsões no mercado, ampliando assim o acesso ao consumo direto. Por sua vez, parou de dar sua marca para as máquinas fotográficas.  Grandes marcas de precisão surgiram na Alemanha e mais tarde no Japão.

Recentemente, com a massificação dos celulares com aplicativos de fotografia, se tornou uma atividade popular e democrática, porém também trivial e vulgar.

Toda esta pequena história é para relatar que a partir do final da Grande Guerra é que se inicia o grande momento dos grandes clássicos da fotografia. Cada grande evento histórico, nesta época, traz consigo uma “grande fotografia” que nos obriga a ver e ler as fotos e os fatos.

Senão vejam as fotografias clássicas da bandeira americana sendo levantada em Iwo Jima ou a do heroico chinês que para uma fileira de tanque do Exercito Vermelho.

Outro exemplo é o famoso retrato do Che que rodou o mundo várias vezes, e que o diz esse seu olhar messiânico.

Leiam estas e outras fotos. E utilizem nas suas apresentações empresariais fotografias, elas enriquecem a sua apresentação pois passam sentimento.  Afinal, empresas e corporações são feitas por homens e mulheres que pensam e se emocionam.

Fotografia de R. Capa

A famosa fotografia de R. Capa, feita com uma Leica e filme Plus X da Kodak.

 

Fim da Segunda Guerra

Fim da Segunda Guerra, também um clássico de fotógrafo desconhecido, usando a película TRI X, recém lançada na época (1945).

Uma resposta para “Vamos ler as fotografias das apresentações empresariais”

  1. Eliane Sampaio disse:

    Gostei da matéia promocional de apresentações empresarias, que ao lado da preocupação de de alcançar um vasto público, tem, também, uma preocupação com o lado histórico-cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios