Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
maio 21
2

PowerPoint comemora 30 anos

Há 30 anos, no dia 22 de maio de 1990, era lançado o programa PowerPoint pela Microsoft como parte do novo pacote Office.

Desenvolvido por Robert Gaskins anos antes, era fácil de usar e tinha todos os recursos básicos para se fazer uma apresentação no computador, além da vantagem da integração com os outros programas da Microsoft.

Gaskins, cientista da computação de Berkeley, gerenciou o desenvolvimento do PowerPoint como uma startup e conseguiu o primeiro investimento de capital de risco da Apple. Foi lançado para Macintosh em abril de 1987 e logo depois, tornou-se a primeira aquisição significativa da Microsoft, que montou uma nova unidade de negócios no Vale do Silício para desenvolver ainda mais o programa.

Antes, escolas e reuniões corporativas usavam os retroprojetores (projetores de transparência), e anteriormente os projetores de slides da Kodak (daí no nome slide ser usado até hoje para indicar cada tela do PowerPoint).

Ambos eram processos demorados, no qual cada quadro precisava ser produzido, impresso ou desenhado.

Com a popularização dos computadores nos anos 90, o PowerPoint logo foi adotado para uso doméstico, em escolas (por alunos e professores) e para o uso profissional (empresas).

O PowerPoint contribuiu para termos um documento mais fácil de trabalhar, mais organizado e visualmente mais atraente, graças aos seus temas de design pré-formatados.

Sua última versão, inclusa no pacote Microsoft 365 apresenta recursos como inserção de objetos 3D, além de opções de interação por voz e toque e a conversão de anotações manuscritas em texto.

Além disso, traz o Orientador de Apresentações, que promete apoiar o discurso do apresentador através de recursos de inteligência artificial.

Aos que são contrários à ferramenta – existem dezenas de comunidades anti-ppt – juntou-se recentemente Jeff Bezos da Amazon, que pede que, ao invés do PowerPoint, os participantes de suas reuniões escrevam seis páginas, distribuam para que todos leiam silenciosamente durante o encontro, e depois discutam o que acabaram de ler, juntos. Ele diz: “Quando você precisa escrever suas idéias em frases e parágrafos completos, isso força uma maior clareza de pensamento”.

Apesar da concorrência do Keynote (Apple) e Prezi, o PowerPoint ainda se destaca como a ferramenta principal para a criação de apresentações. Calcula-se que hoje esteja instalado em mais de 1 bilhão de computadores, sendo o programa mais popular para a criação, edição e exibição de apresentações gráficas.

Hoje é um meio de comunicação consolidado sendo utilizado em aulas, palestras, lançamento de produtos, apresentações de negócios e pitches para investidores.

(*) com informações do blog Indezine.

2 respostas para “PowerPoint comemora 30 anos”

  1. MM disse:

    Vá lá… apresentações a preto-e-branco quando há mais tempo do que isso já havia – quem – as fizesse a cores, animadas e sonorizadas… 😎
    https://player.vimeo.com/video/418668963?title=0&byline=0&portrait=0&autoplay=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios