Você já deve ter ouvido falar do “mito da gravata vermelha”. Ela teria o “poder” de influenciar pessoas fazendo com que todos ao seu redor o reconheçam como um líder nato. Mas até que ponto isso é verdade?

Vamos conhecer primeiro um pouco sobre a visão humana. O homem enxerga três cores primárias que combinadas formam todas as outras: azul, verde e vermelho.

Voltando no tempo e pensando nos nossos ancestrais, a cor azul predominante no céu e nos mares, refletia a tranquilidade de um tempo bom. Já a cor verde, presente nos campos e florestas, era sinônimo de fartura e boas colheitas. Mas, e o vermelho?

Presente no sangue da caça e também no fogo, era sinal de vitalidade, mas também de alerta ou perigo. Na hora dos combates, a pele do guerreiro que se enrubresce mostra que sua energia está aflorada e ele está pronto para a luta. E quem nunca ouviu a expressão “sangue nos olhos”? Mostra que estamos sedentos, ou melhor, famintos por algo, prestes a saltar sobre a jugular de quem aparecer à nossa frente!

Daí o nosso cérebro interpretar a cor vermelha de maneira diferenciada, transmitindo vigor físico, representando não só atos de bravura e liderança, mas também despertando a libido e a paixão.

Antropólogos da Universidade de Durham, no Reino Unido, avaliaram os jogos das Olimpíadas de Atenas em 2000, e constataram o poder do vermelho no desempenho dos atletas. Observando aqueles que tinham características e preparo físico equivalentes, verificaram que os que usavam uniforme vermelho obtinham melhores resultados.

Em uma pesquisa realizada com os últimos debates presidenciais nos Estados Unidos ficou comprovado que 70% dos candidatos usavam gravata vermelha. “A gravata vermelha é a gravata do poder”, diz Mark Woodman, analista de tendências que estuda cores, portanto um ótimo elemento no marketing visual.

Segundo Ivan Padilla, “políticos são agressivos, e por isso recorrem ao vermelho quando querem passar a ideia de força, decisão e autoridade. No geral, gravata transmite seriedade. Existe um termo em inglês, bastante literal, para definir o poder que o adereço evoca: power tie.”

Num estudo publicado na revista Emotion, investigadores da University of Rochester, EUA, verificaram que a cor vermelha aumenta a intensidade e a velocidade das reações humanas.

Os resultados podem ter aplicações, por exemplo, para as atividades desportivas em que seja necessária uma breve explosão de força e velocidade.

Mas cuidado, a exposição em excesso à cor vermelha pode ter efeito contrário, nos distraindo em demasia ou se tornando cansativa. Lembre-se de que as cores nos afetam de várias maneiras e use isso a seu favor na sua próxima apresentação corporativa.