Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
fev 02
1
O passo a passo de uma apresentação corporativa

Brifando sua apresentação corporativa

ou o que você precisa saber antes de fazer sua apresentação corporativa.

Este mês gostaríamos de compartilhar alguns itens do nosso questionário de briefing para apresentações corporativas e comentar sobre como é importante o planejamento antes de iniciarmos a produção das telas.

Basicamente, uma apresentação se divide em quatro momentos: a preparação do roteiro, a criação da identidade visual, o desenvolvimento de cada slide e a hora de se apresentar.

Aqui na Casulo fazemos um resumo junto ao cliente buscando as informações mais importantes para entendermos o projeto. Antes de fazermos o roteiro, precisamos conhecer o seu negócio e saber o objetivo da sua apresentação.

A primeira parte é conhecer sua empresa, entender o seu produto ou serviço, e principalmente qual o objetivo da sua apresentação. Lançar uma marca? Comunicar uma fusão? Apresentar os resultados? Motivar uma equipe? Esta resposta é fundamental para definirmos o caminho a ser tomado.

A próxima pergunta é saber com qual público iremos falar. Diretores? Equipe comercial? Área técnica? Dependendo do público precisamos mudar nosso discurso e abordagem, pois o mesmo tema pode ser apresentado para um escritório de advocacia ou um grupo de crianças. Explico: imagine uma palestra sobre Sustentabilidade. Ela pode ser feita para advogados especialistas em legislação ambiental ou para uma turma do ensino fundamental. O que muda é a forma como contamos nossa história.

Outro ponto importante é sabermos quanto tempo temos para nos apresentar. Isso é importante para podermos preparar o nosso roteiro dentro de um limite e também para respeitar o tempo dos outros (além disso, dependendo do evento, podemos ter uma apresentação antes e outra depois da nossa).

Se não formos nós, devemos saber também quem irá fazer a apresentação, para que o conteúdo esteja de acordo com o perfil do palestrante, e ele se sinta confiante e à vontade.

Com essas informações em mãos, podemos reunir o material necessário para criar o conteúdo da apresentação e desenvolver o roteiro: organizar textos e imagens de forma lógica, com começo, meio e fim. Mas não apenas isso. Lembre que histórias engajam mais do que simplesmente dados ou uma lista de assuntos.

Com o roteiro definido iremos pensar na identidade visual, que é a “cara” da sua apresentação. Caso seja uma apresentação corporativa, precisamos saber se seguiremos o manual de identidade visual da empresa, aonde aparecem as cores, fontes e tipos de imagens a serem trabalhadas. Os elementos devem ser usados de forma coerente de acordo com o estilo proposto pela apresentação.

Com roteiro e identidade visual prontos, é hora de montar seus slides, tela a tela, sem esquecer de no final revisar todo trabalho: ordem dos slides, revisão ortográfica, animações etc… e pronto, trabalho acabado!? Ainda não.

Com os slides finalizados, chega o momento de ensaiar e ensaiar novamente, até ter o roteiro dominado e estar seguro e preparado para o grande dia.

Finalmente, lembre-se que o que queremos é o engajamento do nosso público, que nossa plateia reaja de forma positiva à nossa mensagem e aja de acordo com nosso objetivo.

Boa apresentação!

Uma resposta para “Brifando sua apresentação corporativa”

  1. Olá! Adorei a postagem e achei d+ o seu blog!
    Muito obrigada pelas dicas!

    Ana Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios