Storytelling e a emoção na apresentação corporativa
Desde pequenos estamos acostumados a ouvir e contar histórias. Então por que não usar esse recurso na hora de fazer a nossa apresentação corporativa?
Histórias provocam emoções e sensibilizam, tornam o assunto mais envolvente.
Dessa forma nosso cérebro processa mais rápido as informações, pois uma narrativa cronológica gera causalidade, ou seja, um acontecimento vai acontecendo após o outro, facilitando o entendimento.
Ao invés de simplesmente passar as informações, procure contar histórias curtas e interessantes, dessa maneira as pessoas entendem melhor seu recado, pois você não estará passando apenas informações, mas despertando sentimentos.
No começo apresente a situação geral (cenário e personagens).
No meio mostre os conflitos que precisam ser superados; você pode trabalhar apresentado um problema e depois a solução para o mesmo.
Apenas no final dê a solução – veja que nos filmes o melhor fica sempre no fim, é o momento do clímax e quando tudo é resolvido.
Lembre também que citar exemplos é uma boa forma para as pessoas memorizarem suas informações. Busque exemplos práticos e reais no seu dia a dia e compartilhe com as pessoas.
Histórias não são apenas uma forma de passar o tempo. Elas facilitam o entendimento das informações, emocionam e ficam na memória por mais tempo.
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