Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
jan 23
0
O dia da apresentação empresarial

O dia da apresentação empresarial

Finalmente chegou o dia que você tanto esperava, o dia da sua apresentação empresarial. Ou devo dizer, o dia que você tanto queria que nunca chegasse?

Você começa a suar frio, fica tremendo e parece que vai desmaiar minutos antes de subir ao palco. Tem certeza que assim que começar tudo vai dar errado!

Se você encara com medo esse momento tão importante, talvez algumas técnicas possam te ajudar. Sabemos que estar diante do público para falar não é uma das tarefas mais fáceis e exige muito preparo. Mesmo os palestrantes mais habituados ensaiam exaustivamente para o grande dia, ou, no mínimo, tem reunidas horas e horas de experiência e estudo.

Acredito que o primeiro passo para uma boa apresentação empresarial é se perguntar se está preparado para ela, se domina o tema, estudou os slides e sabe fazer sua palestra de olhos fechados ou, de costas para a tela, evitando ler os slides. Isso mostra confiança e com certeza sua plateia identificará um apresentador firme na condução do assunto.

Uma vez ensaiado, comece sua apresentação com o pé direito, com uma atitude vencedora e segurança na sua postura e na sua fala. Isso ajudará a fazer com que a plateia forme uma imagem positiva de você.

Outro ponto importante, que é logo percebido nas entrelinhas pelo público, é a questão da naturalidade. Seja autêntico e aja de forma natural, sem querer parecer o que não é, as pessoas percebem rapidamente quando estamos fingindo alguma coisa e quando isso ocorre rapidamente fogem da nossa atenção.

Muitos perguntam também sobre como devemos nos vestir no momento de nossa apresentação empresarial. Sabendo da importância da linguagem não verbal devemos estar atentos aos detalhes, pois as pessoas captam todos sinais que emitimos.

Conheça de antemão seu público e procure se vestir de acordo com a sua audiência, mas um pouco melhor. Isso é uma forma de mostrar consideração pelas pessoas, além de mostrar que você chegou preparado para a ocasião. Cuidado para não exagerar na dose ou também ser displicente e descuidado em relação ao figurino, muitas vezes essas atitudes chamam mais a atenção do que a própria palestra. Opte por algo que naturalmente faça você se sentir bem.

Nos dias que antecedem a palestra aproveite para revisar seus slides, ordem, conteúdo e também fazer um último ensaio.

No grande dia, tenha postura, conduza a plateia de perto e perceba como as pessoas lhe seguirão, pois é isso que esperam de um bom palestrante.

Deixe uma resposta

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora
  • *campos obrigatórios

  • *campos obrigatórios