Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
set 06
0

Números que contam histórias

Hoje vamos dar exemplos de “Data Storytelling” para vocêr usar nas suas apresentações corporativas.

Alguns dizem: “Ok, eu entendo que é “storytelling”, sei que as boas histórias são envolventes e facilitam muito a comunicação entre as pessoas. Mas, no meu caso, tenho uma apresentação em PowerPoint apenas com números, não dá pra “contar uma história”.”

A boa notícia é que, sim, números também podem contar histórias. É o que chamamos de “Data Storytelling”, ou, contar histórias utilizando dados.

Imagine a apresentação de um economista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgando o resultado do PIB (Produto interno Bruto) brasileiro no segundo trimestre de 2018.

Os gráficos – que são uma forma visual de apresentar os dados – mostram os números, que não são nada bons. A história é que, se economia brasileira mantiver esse ritmo de “marcha lenta”, vai acabar sobrando pro bolso do brasileiro, por conta da dificuldade de gerar emprego e estimular os investimentos. Se você trabalha no segmento da construção civil, é bom saber as atividades tiveram queda de 0,4% no primeiro trimestre de 2018.

Se for uma apresentação corporativa sobre as vendas de um determinado produto que sua empresa produz, sua história pode ser como esse resultado impacta na vida do consumidor.

Aqui pode ser importante explorar as novas tendências de consumo, e a relação do consumidor com a sua marca. Mostrar como a coisa se inverteu: agora é o consumidor que tem poder sobre a marca, o indivíduo passa a estar no centro quando o assunto é relacionamento. As tecnologias digitais (redes sociais, mobile, inteligência artificial…) mudaram o comportamento dos indivíduos e inverteram, essa relação. As marcas não são mais impostas, mas refletem aquilo que as pessoas querem.

E finalmente, sobre os indicadores econômicos, como o resultado da sua empresa interfere na vida dos seus integrantes e consequentemente de suas famílias? Você pode criar um “suspense”, mostrando que a situação no momento não é a ideal… mas que poderá melhorar muito com o esforço e contribuição de todos, criando um “final” para sua história.

Sim, números não são apenas dados, mas podem também gerar histórias com todos elementos de uma boa narrativa: objetivo, personagens, contexto, conflito e um final revelador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios