Palestrante comemorando sua conquista
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Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
dez 15
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Empatia em uma apresentação de empresa

Empatia com a plateia em uma apresentação de empresa

Nada melhor do que se colocar no lugar da sua plateia para analisar sua apresentação de empresa, não é?
Será que esse conteúdo realmente é relevante? Como irá ajudar no meu dia-a-dia? Será que vai ser muito cansativa?

Essas e outras perguntas ficam na cabeça do público que está o tempo todo interpretando sua linguagem verbal e não verbal – principalmente – podendo acompanhá-lo ou abandoná-lo no seu discurso.

Pensando nisso, é importante estar bem preparado, o que inclui conhecer o perfil da sua plateia e adequar sua linguagem a ela; e levar em conta, além da qualidade da comunicação da apresentação, também a do apresentador.

Nesse sentido, é fundamental que exista empatia entre o apresentador e seu público. O canal de comunicação precisa estar constantemente aberto, para que o palestrante se mostre disposto a compartilhar seu conteúdo e as pessoas se sintam à vontade para participar desse momento.

Sabemos que a linguagem não verbal é responsável por 60% da comunicação – o modo como nos comportamos, nossos gestos e feições contam mais do que aquilo que dizemos.

No mundo dos negócios – leia, numa mesa de negociações – esse número pode subir para 80%. Aqui, as pessoas formam sua opinião sobre o outro em rápidos 4 minutos! Assim, as pessoas acabam tomando suas decisões mais pelo que veem do que pelo que ouvem.

Lembre que muito antes de existir a linguagem oral, o homem já se comunicava através de gestos e atitudes, usando a emoção e a expressão corporal para transmitir seus sentimentos.

No caso de uma apresentação presencial, a aparência é fundamental para passar a imagem correta daquilo que queremos comunicar, seja simpatia, honestidade ou simplesmente passar uma imagem de confiança e autoridade no assunto.

Portanto nada melhor do que entrar no palco com a cabeça erguida e um sorriso no rosto – sim, o sorriso é contagiante! – ,  claro, a não ser que o tema não permita. Lembre-se que causar uma boa impressão logo de cara vai ajudar na sua comunicação. Os participantes observam e rotulam o palestrante mesmo ser ter consciência disso.

Por isso é tão importante sermos coerentes entre o que estamos falando e como estamos nos comportando, a sua plateia identifica isso rapidamente.

Procure ficar relaxado – isso se consegue conhecendo bem o conteúdo da apresentação e sentindo-se à vontade com ele – e ao mesmo tempo energizado; as vibrações boas e positivas passam para a plateia que se contagia e cria um clima de envolvimento. Dê vida ao seu discurso contando histórias curtas e interessantes, mostrando exemplos e usando metáforas.

Finalmente, se expresse de forma natural, seja você mesmo e construa uma atitude confiante e segura. Boa apresentação de empresa!

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