Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
jun 19
0
Como planejar sua apresentação empresarial

Como planejar sua próxima apresentação empresarial

Quem não fica surpreso ao ver um apresentador comunicativo, desenvolto, e sua apresentação empresarial de alto impacto?

Todos nós. O que não imaginamos, é que ele não nasceu pronto. Por trás de tanta desenvoltura e qualidade existe muito, muito trabalho.

Ao contrário do que muita gente pensa, uma boa apresentação empresarial não começa quando abrimos o PowerPoint em nosso computador. Ela começa bem antes disso, com um projeto claro e coeso.

Vamos ver como isso funciona.

O primeiro passo é saber qual o objetivo da sua apresentação. Não um objetivo vago, genérico, mas bem definido. Isso ajuda você a preparar seu conteúdo e não fugir do assunto, facilitando a compreensão da plateia e tendo certeza de que ela terá suas dúvidas esclarecidas.

Definido seu objetivo, saiba quem será seu público. Conhecê-lo é fundamental para saber a quem você se dirige, e assim saber como você vai falar. Será que deve usar uma linguagem mais formal ou descontraída? Pode usar termos técnicos ou estará falando com leigos? Saber quantas pessoas estarão presentes também é importante para se preparar com antecedência. Salas mais cheias envolvem mais energia, enquanto pequenos grupos sugerem um clima mais intimista.

O terceiro passo é saber quanto tempo você tem para se apresentar. Conhecer e respeitar o tempo é fundamental para você e para sua plateia. Imagine só entrar em uma sala de cinema e não saber que horas o filme acaba. Se você tiver outro compromisso na sequência, se sentirá prejudicado.

Respondidas essas questões, é hora de preparar o roteiro da sua apresentação. Isso pode ser feito em Word, como texto, separando os slides em parágrafos. Dessa forma você tem ideia de quantas telas terá no total, e qual será o conteúdo de cada uma delas. As histórias clássicas estão divididas em “começo”, “meio” e “fim”. Para sua apresentação empresarial podemos dividir em “abertura”, “desenvolvimento” e “conclusão”.

Feito isso, é hora de pensar na “cara” da sua apresentação, saber qual será a identidade visual dela. Conhecendo seu público e o conteúdo da sua palestra, você pode optar por uma linguagem mais jovem ou mais séria, mais clean ou mais trabalhada, por exemplo. Lembre nessa etapa de usar mais imagens e menos texto: as pessoas são pouco atentas à linguagem verbal, além disso, ficar lendo slides é um convite para perder a atenção das pessoas.

Agora é o momento que entra nosso amigo PowerPoint na jogada. Nele você vai distribuir o conteúdo do roteiro e aplicar a identidade visual escolhida.

Depois, faça uma revisão completa do material para ver se não está faltando nenhuma informação, se os dados estão corretos e sem erros de ortografia.

A sua apresentação está pronta? Ainda não.

Chegou o momento de você ensaiar, ensaiar e se aprimorar. Isso leva tempo, mas só assim você dominará não só o assunto, mas a sua apresentação – e se sentirá seguro diante da sua plateia.

E no grande dia da sua apresentação, lembre-se: energia e bom humor são fundamentais para empolgar, conquistar e engajar sua audiência.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios