Vamos ler as fotografias das apresentações empresariais
E aí companheiro, você sabe ler uma fotografia nas apresentações empresariais?
Parece papo de doido, mas não é.
Sim, as fotografias são para serem vistas, apreciadas e lidas. Ver expressões, locais e tudo o que uma foto deseja expressar.
Até final dos anos 1890, a fotografia estava geralmente ligada à marca Kodak. Ela fornecia a máquina – o famoso caixão preto ou a de sanfona, a película virgem, o papel fotográfico e os produtos químicos para revelar.
Os mestres da fotografia começavam a surgir, trazidos pelo jornalismo impresso e a necessidade de informar. E também dependiam da marca Kodak.
Aí, no final da década de 1930 estouram duas guerras: a segunda Grande Guerra e a guerra civil espanhola.
O mundo estava em crise e a Europa em polvorosa. Durante muitos anos, até a metade da década de 1940, o cotidiano principal das notícias foram estas guerras que precisavam ser registradas, tudo em preto e branco.
Estes eventos tiraram a Kodak da sua acomodação, ela começou a pesquisar novas emulsões para suas películas procurando mais nitidez e rapidez, como também permitir o trabalho com a escassez de luz.
Quando a guerra finalizou, a marca colocou estas novas emulsões no mercado, ampliando assim o acesso ao consumo direto. Por sua vez, parou de dar sua marca para as máquinas fotográficas. Grandes marcas de precisão surgiram na Alemanha e mais tarde no Japão.
Recentemente, com a massificação dos celulares com aplicativos de fotografia, se tornou uma atividade popular e democrática, porém também trivial e vulgar.
Toda esta pequena história é para relatar que a partir do final da Grande Guerra é que se inicia o grande momento dos grandes clássicos da fotografia. Cada grande evento histórico, nesta época, traz consigo uma “grande fotografia” que nos obriga a ver e ler as fotos e os fatos.
Senão vejam as fotografias clássicas da bandeira americana sendo levantada em Iwo Jima ou a do heroico chinês que para uma fileira de tanque do Exercito Vermelho.
Outro exemplo é o famoso retrato do Che que rodou o mundo várias vezes, e que o diz esse seu olhar messiânico.
Leiam estas e outras fotos. E utilizem nas suas apresentações empresariais fotografias, elas enriquecem a sua apresentação pois passam sentimento. Afinal, empresas e corporações são feitas por homens e mulheres que pensam e se emocionam.
Gostei da matéia promocional de apresentações empresarias, que ao lado da preocupação de de alcançar um vasto público, tem, também, uma preocupação com o lado histórico-cultural.