Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
nov 17
0
Como manter a atenção das pessoas em uma apresentação corporativa

Como manter a atenção das pessoas em uma apresentação corporativa

É cada vez mais difícil manter a atenção das pessoas em uma apresentação corporativa. São tantas fontes de distração à nossa volta – calcula-se que a cada segundo estamos expostos a mais de 40 mil estímulos visuais, auditivos ou cinestésicos – que precisamos estar muito bem preparados para realmente atrair e então manter a atenção da nossa plateia. Além disso, o público geralmente fica sentado em uma sala com a luz baixa, o que aumenta a dispersão – e o sono!

Então, como os grandes apresentadores conseguem manter a atenção das pessoas com uma apresentação em PowerPoint?

Comece pensando em quanto tempo você presta atenção em algo. Estima-se que a atenção plena dure de 7 a 10 minutos. Imagine então uma apresentação de 1 hora. Neste caso, é muito difícil que alguém fique 100% do tempo ligado em você. A dica nesse caso é dividir sua apresentação em partes menores. Pense nessa 1 hora com 15 minutos de introdução e 15 minutos finais para comentários e questões, e você terá 30 minutos de apresentação – um tempo bem razoável para expor suas ideias. Divida seus 30 minutos em 3 partes e terá os 10 minutos de atenção plena que você queria.

Dessa forma, fica mais fácil a plateia prestar atenção em você e guardar as informações que você quer passar. A cada 10 minutos apresente um tema diferente, mude de assunto, ou prepare uma pausa, um mini-intervalo.
A participação do público também é fundamental para as pessoas ficarem conectadas. Proponha pequenos exercícios, podem ser perguntas que a plateia responderá apenas levantando as mãos. Procure também se movimentar pela sala – um apresentador “paradão” com certeza faz a plateia dormir! Mas cuidado para não se movimentar demais e deixar todos atordoados – isso irá incomodar as pessoas além de tirar o foco do assunto principal da sua palestra.

Lembre-se: na hora de montar sua apresentação corporativa em PowerPoint, pense em manter a atenção das pessoas e assim conseguir um excelente resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios