Como conseguir uma apresentação empresarial mais visual
Sem dúvida a visão é o mais poderoso dos sentidos. Estudos mostram que em torno de 70% de nossos receptores estão nos olhos, e nosso cérebro está com 50% da sua capacidade envolvida nesse processo. Ou seja, nós estamos visualmente conectados a algo a maior parte do tempo, seja na tela do nosso computador e celular, ou do meio que frequentamos.
No caso de uma apresentação empresarial, esse “poder visual” é usado a nosso favor, já que os slides tornam mais fácil o entendimento e a memorização das informações; nosso cérebro processa elementos visuais até 60 mil vezes mais rápido do que o texto, que precisa ser lido e interpretado.
Isso inclui nossa linguagem corporal – principalmente expressão facial, atitudes, sentimentos, sinais e gestos.
No caso de uma apresentação, as telas servem como suporte visual para o seu discurso e reforçam sua mensagem, portanto é importante você trabalhar os seus slides e conferir se estão adequados ao recado que você quer passar.
A dica básica é: use mais imagens e menos texto. Lembre-se como é desgastante ter que ficar lendo cada tela, ou, pior ainda, quando o apresentador fica lendo para nós linha por linha! Apresentações verbais (texto ou o discurso do apresentador) são pouco eficientes, responsáveis apenas por 7% da apreensão da mensagem.
Mas cuidado para não exagerar na dose. Muitas imagens ou animações podem cansar e confundir sua plateia, além de não acrescentar nenhuma informação relevante. Afinal, quem deve estar animado é o apresentador, certo?!
Vídeos também são um ótimo recurso para prender a atenção do seu público e ao mesmo tempo fazer uma pausa para “descansar” nosso cérebro. Use o bom senso para não usar filmes longos e que não chamem mais atenção que a sua apresentação. Para uma palestra curta, de meia hora, um bom vídeo de no máximo dois minutos é suficiente para “despertar” as pessoas.
Agora fica mais fácil entender porque estamos cercados de tanta informação visual. Mãos à obra!
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