Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
dez 17
0
O comunicador individual

Celacanto provoca maremoto

(Ou a internet e a comunicação pública e individual)

Quando, nos anos sessenta, a guerra fria dominava a relações EUA-URSS, a cada dia andávamos no fio da navalha, prontos para a uma guerra atômica final.

Os soviéticos mostravam-se ao mundo em vantagem tecnológica ao colocar o Sputnik a rodar por acima de nossas cabeças. Os americanos, como bons luteranos, não iam comer rabeira.

Estavam trabalhando numa rede mundial de comunicações. O professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles, em 29 de outubro de 1969 realiza a primeira transmissão do que pode ser considerado o primeiro e-mail da história.

Deu-se início ao maior fenômeno midiático dos séculos 20-21, como o único meio de comunicação em que cada individuo pode interagir à vontade.  Em menos de 40 anos, mais de três bilhões de seres humanos enviam e recebem seus emails. As comunicações ficaram individualizadas.

Não iríamos ficar para trás nessa era de transmissões individuais. Nada disso. No início dos anos 70, em plena ditadura e terrorismo urbano, apareceram nas madrugadas do Rio, durante bastante tempo e por toda a cidade, inscrições nos muros: “Celacanto provoca Maremoto”. 

Nunca se soube quem foi ou quem foram, nem sua finalidade em noites tão tensas em que qualquer cidadão podia pegar uma cana firme por sair da “ordem estabelecida”.

Com a internet a pleno vapor, na metade dos anos 70, as potências tinham se sossegado e chegado a um acordo de convivência.

A guerra fria das potências nos deixou a internet, enquanto nós, em plena ditadura inventávamos “o pichador”, que não deixa de ser também um comunicador individual. Mas, enfim… Deixa pra lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios