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26 ago 2014

20 dicas de experts para turbinar sua apresentação

Postado por Bernardo

20 Presentation tips 20 dicas de experts para turbinar sua apresentação

Saiu este mês no site da Forbes a matéria “20 World-Class Presentation Experts Share Their Top Tips” com alguns dos maiores nomes em apresentações como Echo Swinford,Rick Altman, Dave Paradi e Geetesh Bajaj, colegas que já circularam aqui no blog da Casulo.

Confira aqui a matéria completa e aprenda um pouco mais com as dicas sobre como tornar sua apresentação um sucesso.

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18 ago 2014

Como fazer a sua apresentação institucional se tornar profissional

Postado por Bruna Oliveira

Como fazer a apresentacao Institucional da sua empresa Como fazer a sua apresentação institucional se tornar profissionalA Apresentação institucional de uma empresa é o primeiro passo a se dar quando você precisa se voltar ao mercado e captar clientes.

Muitas empresas se descuidam, ignoram, ou mesmo desconhecem essa influência. É importante entender que a apresentação da empresa é protagonista de um momento chave na relação com seus futuros clientes: a primeira impressão.

Veja abaixo algumas dicas com os itens básicos para começar a sua apresentação profissional:

Sobre a sua empresa
Faça um breve histórico da atuação da empresa. Lembre-se que missão, visão e valores interessam somente para os colaboradores da empresa, você deve demonstrar como pode ajudar o seu cliente, e não esboçar o seu plano de negócios.

Para que a comunicação dentro de sua empresa seja integrada, é imprescindível já possuir o manual de identidade da sua marca, logo, e linhas visuais, para que a sua apresentação profissional estenda a experiência da sua marca.

Produtos e serviços
Descreva os produtos ou serviços. Seja rápido e sucinto. Não é necessário incluir especificações técnicas dos produtos ou serviços. Uma descrição curta e vendedora é o ideal.  Enriqueça com fotos dos produtos,  simplifique a comunicação visual através de uso de ícones.

Clientes
Liste seus principais clientes usando os logos. Nunca cite na sua apresentação institucional referências e nem tão pouco CNPJ, telefone ou site;

Humanize sua apresentação
Exponha a sua história de vida escolhendo momentos relevantes e demonstrando como ela se relaciona com a ideia apresentada. Equilibre argumentos emocionais e racionais. A linguagem visual deve complementar o discurso. Imagens valem mais que mil palavras, escolha aquelas que tragam metáforas certas para aquilo que você quer dizer.

Evite “rodeios”
Se você sabe que os seus clientes não tem tempo e corre o risco de sair antes de terminar a reunião ou parar a sua apresentação no meio, vá direto ao ponto, expondo os benefícios que a sua empresa pode oferecer. Seja precavido.

Discurso
Prepare-se para fazer o seu discurso em 5 minutos, mesmo sabendo que a reunião tem 30. Esteja preparado para fazer a apresentação mesmo sem o PowerPoint, por isso tenha o roteiro estruturado em sua mente.

Informações de contato
E por último, mas não menos importante, coloque os dados de contato da sua empresa, tais como: endereço, e-mail, telefone.  Não é recomendado citar apenas o número de celular e fuja do óbvio, não finalize com aquele slide de “Obrigado”.

Lembre-se que as empresas não querem perder tempo. Segurança, rapidez e profissionalismo na sua apresentação institucional é fundamental.

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14 ago 2014

O Storytelling nas Apresentações Empresariais

Postado por Bruna Oliveira

apresentacao empresarial O Storytelling nas Apresentações Empresariais

O Storytelling começou a ter destaque nas mídias a mais ou menos uma década, não é surpresa que o crescimento da internet e o fácil acesso a diversas mídias facilitou este processo.

A quantidade de canais e informações aumentou, mas o tempo das pessoas não. O resultado é que sofremos cada vez mais escassez de atenção.

As grandes marcas e empresas perceberam que grandes investimentos em campanhas não tinham a efetividade desejada, devido ao excesso de informações em todos os tipos de mídias, o cenário atual é quase um campo de guerra, para ver quem consegue captar a atenção do cliente, seja com uma produção milionária ou a custo zero. E a solução para estes problemas? O famoso Storytelling.

O Storytelling, ou “contando histórias”, já é da natureza humana muito antes de qualquer tecnologia, é uma das técnicas de propagação de conhecimento mais antigas, sendo usada na literatura, teatro, filmes, novelas, histórias em quadrinho, e etc.

O grande desafio do mundo corporativo é usar o storytelling para contar boas histórias, e obter a total atenção do seu público, a fim de encantar e fortalecer a marca.

O uso do Storytelling nas apresentações empresariais tem sido muito eficaz, mesmo se tratando de um termo relativamente novo na área corporativa.

Uma história pode ser fictícia e, mesmo assim, muito verdadeira. O problema é quando não há nenhuma verdade humana na marca. Aí é hora de repensar as coisas do zero, e não há storytelling que possa te ajudar.

O storytelling busca direcionar a narrativa para um outro mundo, um mundo utópico e lírico, repleto de experiências, com historias de vitórias, guerras, , e do principal: o imaginário. A partir disso, é possível ter uma compreensão sobre uma perspectiva de realidade, um determinado contexto ou meio em que algo está expresso.

Assim como, é possível ter uma visão, construir uma imagem sobre um organização, que, por sua vez, visa solidificar positivamente sua reputação.

O abstrato é relevado, o cognitivo é o objeto de trabalho storyteller, buscando chamar a atenção dos públicos. As organizações observam a sua complexidade e campo de atuação estratégicos, ou seja, as possibilidades do uso do storytelling. 

Um abraço!

Bruna Oliveira

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06 ago 2014

Pequenos detalhes, grandes apresentações empresariais

Postado por Bruna Oliveira

apresentações profissionais2 Pequenos detalhes, grandes apresentações empresariais

Comece com a mensagem

O ciclo da comunicação só é completo quando o ouvinte entende a mensagem do emissor. No caso das apresentações empresariais, é necessário estar atento à mensagem, que deve ser clara e objetiva, para criar envolvimento total com a plateia.

Abrace simplicidade
Usar textos enormes nos slides só torna seu material sem qualidade e com baixo poder de comunicação. Quanto mais simples e claro for o seu discurso, mais fácil o seu público irá lembrar-se da sua mensagem.

Considere o seu público
Defina o público-alvo, analise-o e direcione a mensagem de maneira que todos que estão em sua apresentação entendam. Por isso é muito importante evitar abreviações e termos técnicos, adjetivos exagerados e clichês.

Respeite o tempo
Programe-se para falar menos tempo do que o estipulado. Geralmente, durante a apresentação, o profissional acaba incluindo uma ou outra observação. Lembre-se de que seus ouvintes podem ter outros compromissos.

Um abraço!
Bruna Oliveira

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28 jul 2014

Quer sair da rotina e surpreender nas suas apresentações?

Postado por Bruna Oliveira

surpreendendo nas apresentacoes corporativas Quer sair da rotina e surpreender nas suas apresentações?

Conheça as opções de programas além do PowerPoint.

Que o PowerPoint é o programa mais poderoso e com mais recursos na hora de montar uma apresentação corporativa, não há dúvidas.  No entanto, existem outras opções que são de uso livre e ficam disponíveis na nuvem, além de possibilitar que você salve o arquivo em diversos formatos, solucionando problemas de compatibilidade e facilitando a leitura em diversos devices.

Veja abaixo 4 dicas, que vão transformar a sua apresentação corporativa:

Keynote

Prós: Em termos de recursos, o Keynote é um pouco mais simples que o PowerPoint, mas que compensa em acabamento, é elegante e ganha muito no visual.

Sua usabilidade é excelente, facilitando qualquer público a criar apresentações criativas, são diversas as fontes e várias opções para animar os Slides.

Um ponto forte do Keynote é que ele pode ser usado em qualquer dispositivo da Apple, além de incorporar arquivos multimídia, o que pode ser um ponto de posterior análise, já que o uso de mídia altera o tamanho da apresentação, o que pode deixar o arquivo pesado.

Contras: Como é um aplicativo exclusivo da Apple, nem todos dispõem de equipamentos compatíveis, o que pode atrapalhar em casos de imprevistos na hora de sua apresentação corporativa.

E da mesma maneira que o PowerPoint, o keynote, não possibilita a montagem da apresentação de forma não linear.

Prezi

Criado em Budapeste, é um aplicativo que é baseado em nuvem, com uma proposta muito diferente de design.

Prós – A apresentação é desenvolvida livremente, é criada uma grande tela e através do todo a apresentação decorre com o foco em cada slide, ou em grupos, isso possibilita a abordagem para mostrar um contexto, já que você pode diminuir e aumentar o zoom e conforme o tom da sua apresentação.

O que chama mais atenção nesse tipo de apresentação são as transições quase cinematográficas de zoom e rotação, o que torna a sua apresentação muito interessante.

Contras:
 Em apresentações muito longas, tantas animações podem cansar o público, devido a demasia de estímulos visuais.

Além da edição dos slides ser mais demorada, e é um software mais complicado para se desenvolver as apresentações, demandando algum conhecimento prévio em design.

E alguns módulos do Prezi precisam ser comprados, restando para usar de graça somente alguns recursos.

Google Presentations

Também é um aplicativo baseado em nuvem, não é tão eficaz e dotado de recursos como o PowerPoint e o Keynote, mas é online e a edição pode ser feita ao mesmo tempo por vários usuários,  o que para um projeto em grupo é excelente.

Prós: O Google Presentations se aperfeiçoou adicionando transições, animações, e algumas ferramentas de edição e desenho.

Além da facilidade em exportação do arquivo, inclusive para PPT.

Outro ponto muito interessante é que para usar essa ferramenta é só ter uma conta do google, e acesso a internet.

Contras: Ainda tem poucos recursos visuais e de acabamento, o que deixa a apresentação um pouco simples.

SlideRocket

É uma excelente alternativa, pois oferece um rico conjunto de recursos para as apresentações, além de ter as vantagens de aplicativos baseados em nuvem como o Google Docs e o Prezi.

Prós: Tem diversos recursos visuais e audio visuais, tem uma aparência clean e elegante, além de facilitar na hora de converter para qualquer formato e ser lido em qualquer dispositivo ou computador.

Alguns destaques incluem a capacidade de acessar suas apresentações a partir de qualquer lugar, incluindo um telefone inteligente, ferramentas de colaboração, modelos de design de alta qualidade, e “plug-ins” que podem exibir dinamicamente o conteúdo de outros sites como o Flickr, Twitter e YouTube

Contras: Diferentemente dos outros recursos, para usar o SlideRocket você precisa comprar um pacote. Ou fazer uso da versão de teste que vem com menos recursos e módulos.

O que se deve ter em mente, é que estas ferramentas apresentadas são apenas um meio de atingir o seu objetivo e fazer uma boa apresentação.

O seu conteúdo e experiências são a parte mais importante de sua apresentação corporativa!

Se você já usou algum desses aplicativos, conte pra gente a sua experiência.

Um abraço!

Bruna Oliveira

 

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23 jul 2014

Eleita nova Diretoria da ABRADI-SP para exercício 2014/2015

Postado por Bernardo

abradi sp diretoria Eleita nova Diretoria da ABRADI SP para exercício 2014/2015A APADi – Associação Paulista das Agências Digitais – agora se chama ABRADI-SP. Alexandre Suguimoto (ZAW) foi reeleito presidente e David Reck (Enken), vice-presidente. Cláudio Coelho (Skalebla), continua na diretoria financeira da entidade, juntamente com Cristiano Calamonaci (Tino Comunicação), vice-tesoureiro. A nova diretoria conta ainda com Bernardo Castello Branco (Casulo), Daltro Martins (AG2 Publicis), Marcelo Abdo (Agência Pic), Mauricio Costa (Attitude Digital), Roberto Calderón (Futurelab), Samuel Leite (Digitale.XY2), Thiago Borges (Agência Pulso) e Valdiney Viçossi (Agência VM2).

“Em 2013, colhemos os frutos pela criação do Guia de e-Commerce APADi, que recebeu a chancela do Sebrae-SP. Participamos da Feira do Empreendedor em São Paulo no início de 2014 palestrando para cerca de 1200 empreendedores e empresários.

Construímos conteúdo especifico para esse público e, em um espaço destinado especialmente à APADi no evento, falamos sobre e-commerce, SEO, redes sociais, presença digital e como contratar uma agência digital. Em 2013 também realizamos, em conjunto com a Startup House, o 1º Programa de Treinamento para Profissionais de Marketing Digital, o Sthart, e trabalhamos em projetos de gestão financeira para melhorar a governança nas agências digitais”, afirma o presidente da APADi, Alexandre Suguimoto.

Nesta nova gestão, o foco são iniciativas que valorizem a experiência e tornem a escolha mais assertiva no que se refere aos serviços e ferramentas do ecossistema de comunicação digital. “Iniciamos 2014 com um novo site da APADi. Este permite aos compradores de serviços e produtos digitais escolherem as agências de acordo com o tipo de serviço no qual são especialistas”, declara Suguimoto.

“Todas as empresas já sabem da necessidade de estarem presentes na internet, das vantagens de ter um aplicativo para vender no celular, dos potenciais do e-commerce e da importância de ter uma boa presença digital, principalmente no caso das redes sociais. No entanto, a maioria ainda não sabe avaliar o que é indicado para a própria empresa e, também, tem dificuldade de analisar se o trabalho está sendo bem feito. É neste ponto que a APADi quer atuar fortemente: a profissionalização da contratação de serviços e ferramentas no mercado digital”, explica o presidente.

O vice-presidente da APADi, David Reck (Enken), conta que em 2014, haverá ênfase também em aculturamento do mercado de uma forma mais ampla do que nos anos anteriores. “Os projetos que antes eram regionais – novos guias e eventos educativos, como o Guia de e-Commerce APADi -, deverão ter abrangência Nacional, por meio de nossa integração com a Associação Brasileira de Agentes Digitais – ABRADi”, comenta Reck.

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21 jul 2014

Mapas Mentais e o Roteiro da sua Apresentação Corporativa

Postado por Bruna Oliveira

casulo apresentacao corporativa Mapas Mentais e o Roteiro da sua Apresentação Corporativa

 Definir o roteiro é fundamental para o sucesso de sua apresentação corporativa. Logo após ter claro o seu objetivo, o roteiro o ajudará a se organizar para atingí-lo.

Dividir seu roteiro em partes é uma boa forma de estruturar a mensagem da sua apresentação que pode ser desenvolvida em PowerPoint, Prezi ou Keynote. Basicamente, essa estrutura pode ser dividida em começo (ideia central), meio (desenvolvimento do raciocínio) e fim (conclusão).

Para ajudar na organização do raciocínio, existem algumas técnicas fáceis de serem aplicadas como o Mind Map. Criado pelo inglês Tony Buzan, os “mapas mentais” são diagramas que sistematizam as informações de sua apresentação em forma de texto e desenhos, facilitando a visualização do todo.

As informações partem de um centro a partir do qual são irradiados os conteúdos relacionados. Quanto mais colorido e visual (imagens, desenhos, símbolos etc), melhor para nosso cérebro memorizar as informações, assim a sua apresentação fica mais profissional.

Dessa forma, com uma rápida visualização, compreendemos o assunto que está resumido em nosso diagrama.

Se gostou do assunto e gostaria de saber mais, veja no site do próprio criador dos Mapas Mentais: http://www.tonybuzan.com/

Um abraço da Equipe Casulo!

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31 mar 2014

Apresentações profissionais em PowerPoint

Postado por Bernardo

Saiu hoje no blog do aplicativo Controller app do Francisco Felix a entrevista “Apresentações profissionais em PowerPoint”. Com o Controller app, você fica por dentro de diferentes temas do mundo da controladoria, contabilidade, finanças, fiscal e jurídico.

controller Apresentações profissionais em PowerPoint

Confira a entrevista completa: http://eifrs.blogspot.com.br/2014/03/apresentacoes-profissionais-em.html

Apresentações em powerpoint faz parte do dia-a-dia de muitos profissionais de finanças. Convidamos o Bernardo para nos falar sobre aspectos importantes em uma apresentação. O Bernardo Castello Branco é sócio-diretor da Casulo Apresentações Vendedoras e profissional de comunicação e criação com especialização em apresentações profissionais com 14 anos de experiência atendendo clientes dos mais diversos portes.

Existe algum tempo recomendável para uma apresentação?
Bernardo Castello Branco: Recomendamos não passar de 1h. depois disso o nosso cérebro começa a ficar cansado e perde o foco do assunto. É sempre bom considerar de 10 a 15 minutos para “quebrar o gelo” antes da apresentação e de 10 a 15 min. após, para comentários. Ou seja, uma apresentação com 30 minutos é bem razoável.

Existe algum tempo recomendável para cada slide?
Bernardo Castello Branco: Não, vai depender muito do conteúdo e da capacidade do apresentador em manter a atenção da plateia. Tenho um amigo que fez a famosa “apresentação de um slide”!

Os recursos do powerpoint podem ajudar a reter a atenção do público?
Bernardo Castello Branco: Sim, recursos como animações sutis, inclusão de vídeos curtos e áudio, servem como pausa para o cérebro e o direciona para o caminho que o palestrante quer.

Como nasceu a ideia do “Casulo” e quais são os trabalhos oferecidos?
Bernardo Castello Branco: Surgiu através da necessidade que os nossos clientes tinham para desenvolver suas apresentações de maneira profissional. Percebemos essa demanda e nos especializamos em roteiro, identidade visual e treinamento do apresentador, que são nossos principais negócios hoje.

Agradecemos a participação do Bernardo e para quem estiver interessado em conhecer melhor os trabalhos do Casulo, seguem os dados abaixo
visite o site www.casulo.com.br.

O Casulo Apresentações Vencedoras foi fundada em 2000 e desenvolve apresentações de alto impacto com foco em resultados, envolvendo roteiro, identidade visual e o apresentador. O Bernardo também ministra palestras, workshops e treinamentos sobre apresentações corporativas. Alguns de seus clientes são: Braskem, Odebrecht, Dow Química, UOL, Universidade Anhembi Morumbi, Nestlé, Lexmark, Repsol, Promon Logicalis, Metalfrio, Cacau Show, Petrobras, KraftFoods, Unimed, Sony, Queiroz Galvão, Cyrela, Danone, 3M, Tupperware e Saint Gobain entre outras.

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15 jan 2014

Casulo é uma das agência Top do SlideShare em 2013

Postado por Bernardo

Esta semana foi publicado pelo Slideshare (www.slideshare.com) as páginas mais visitadas de 2013, e a da Casulo ficou entre elas.

Segundo o site “vocês receberam 78.081 visualizações em 2013, perto da metade da população de Oxford, no Reino Unido.”

Clique aqui e seja a 78.082ª pessoa a visitar a página da Casulo no SlideShare.

slideshare casulo Casulo é uma das agência Top do SlideShare em 2013

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20 dez 2013

Em 2014 e sempre, faça o seu melhor

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