Blog da Casulo

Troque a cor do blog
31 mar 2014

Apresentações profissionais em PowerPoint

Postado por Bernardo

Saiu hoje no blog do aplicativo Controller app do Francisco Felix a entrevista “Apresentações profissionais em PowerPoint”. Com o Controller app, você fica por dentro de diferentes temas do mundo da controladoria, contabilidade, finanças, fiscal e jurídico.

controller

Confira a entrevista completa: http://eifrs.blogspot.com.br/2014/03/apresentacoes-profissionais-em.html

Apresentações em powerpoint faz parte do dia-a-dia de muitos profissionais de finanças. Convidamos o Bernardo para nos falar sobre aspectos importantes em uma apresentação. O Bernardo Castello Branco é sócio-diretor da Casulo Apresentações Vendedoras e profissional de comunicação e criação com especialização em apresentações profissionais com 14 anos de experiência atendendo clientes dos mais diversos portes.

Existe algum tempo recomendável para uma apresentação?
Bernardo Castello Branco: Recomendamos não passar de 1h. depois disso o nosso cérebro começa a ficar cansado e perde o foco do assunto. É sempre bom considerar de 10 a 15 minutos para “quebrar o gelo” antes da apresentação e de 10 a 15 min. após, para comentários. Ou seja, uma apresentação com 30 minutos é bem razoável.

Existe algum tempo recomendável para cada slide?
Bernardo Castello Branco: Não, vai depender muito do conteúdo e da capacidade do apresentador em manter a atenção da plateia. Tenho um amigo que fez a famosa “apresentação de um slide”!

Os recursos do powerpoint podem ajudar a reter a atenção do público?
Bernardo Castello Branco: Sim, recursos como animações sutis, inclusão de vídeos curtos e áudio, servem como pausa para o cérebro e o direciona para o caminho que o palestrante quer.

Como nasceu a ideia do “Casulo” e quais são os trabalhos oferecidos?
Bernardo Castello Branco: Surgiu através da necessidade que os nossos clientes tinham para desenvolver suas apresentações de maneira profissional. Percebemos essa demanda e nos especializamos em roteiro, identidade visual e treinamento do apresentador, que são nossos principais negócios hoje.

Agradecemos a participação do Bernardo e para quem estiver interessado em conhecer melhor os trabalhos do Casulo, seguem os dados abaixo
visite o site www.casulo.com.br.

O Casulo Apresentações Vencedoras foi fundada em 2000 e desenvolve apresentações de alto impacto com foco em resultados, envolvendo roteiro, identidade visual e o apresentador. O Bernardo também ministra palestras, workshops e treinamentos sobre apresentações corporativas. Alguns de seus clientes são: Braskem, Odebrecht, Dow Química, UOL, Universidade Anhembi Morumbi, Nestlé, Lexmark, Repsol, Promon Logicalis, Metalfrio, Cacau Show, Petrobras, KraftFoods, Unimed, Sony, Queiroz Galvão, Cyrela, Danone, 3M, Tupperware e Saint Gobain entre outras.

Comentários (0)
15 jan 2014

Casulo é uma das agência Top do SlideShare em 2013

Postado por Bernardo

Esta semana foi publicado pelo Slideshare (www.slideshare.com) as páginas mais visitadas de 2013, e a da Casulo ficou entre elas.

Segundo o site “vocês receberam 78.081 visualizações em 2013, perto da metade da população de Oxford, no Reino Unido.”

Clique aqui e seja a 78.082ª pessoa a visitar a página da Casulo no SlideShare.

slideshare-casulo

Comentários (0)
20 dez 2013

Em 2014 e sempre, faça o seu melhor

11 dez 2013

Roteiro: Defina um protagonista

Postado por Helena

casulo-blog-protagonistaAo elaborar o roteiro de sua apresentação, defina também um protagonista, que é o personagem principal da história.

O protagonista pode ser o Apresentador, o Produto, a Equipe, o Consumidor. A escolha depende do seu objetivo, do que você pretende alcançar: motivar da equipe, lançar um produto, anunciar um novo parceiro, apresentar resultados da empresa, projeções para ano seguinte, etc..

Comentários (0)
03 dez 2013

Roteiro: Divida-o em começo, meio e fim

Postado por Helena

1. Começo

Já no ínicio da apresentação, a capa deve refletir o seu objetivo. Nela deve aparecer um título. Mas não um título qualquer, ele deve ser diferente, criativo. Deve despertar a curiosidade. Tenha uma “ideia central” – e não um “tema” – definido, claro e forte.

Se você fizer sua apresentação como se estivesse contando uma história, melhor. Histórias curtas e interessantes despertam o interesse e prendem a atenção do ouvinte.

Mas o que é contar uma história? É ter uma narrativa lógica, envolvente.

Descubra a sua e como ela o ajuda a vender sua ideia.

Histórias pessoais são únicas, são chances de mostrar originalidade.

2. Meio

Uma boa forma de desenvolver a parte central da apresentação é usando o modelo “Conflito x Solução”. Ora, sem conflito não há história!

Existem vários tipos de roteiro. Cada um deles vai definir como contar sua história. Escolha o que melhor se ajusta ao seu objetivo (leia mais).

3. Fim

No final da apresentação faça algo para ser lembrado, algo motivador.
Deixe o pessoal querendo mais ou convide as pessoas a agirem!

Sempre guarde o melhor para o final.

casulo-blog-roteiro

Comentários (0)
19 nov 2013

Roteiro: Defina qual tipo usar na sua apresentação

Postado por Helena

Ao fazer o roteiro de sua apresentação, lembre-se também de definir como você vai contar a sua história – ou o tipo de roteiro que irá utilizar:

- Direto ao ponto
Imagine que você precisa comunicar sua equipe que parte dela será desligada da empresa. Neste caso, a melhor maneira de contar a história é ir direto ao ponto.

- Metáfora
Quando você atribui mais de um significado a algo. Se o seu produto é água, como encontrar um diferencial? Atribuindo outro significado a ele, como “fonte da vida” e contar que nosso corpo é feito 70% dela.

- Conflito X Solução
Uma das maneiras mais utilizadas é apresentar um problema e na sequência a solução. Lembre-se: sem conflito não há história.

- Humor
É sempre bem-vindo, cuidado apenas com piadas desgastadas e para não exagerar na dose. O importante é ser natural!

Existem inúmeros outros tipos de roteiro. Escolha o que melhor se adapta ao objetivo da sua apresentação. Com o tempo, é possível até mesmo criar um estilo próprio de se apresentar.

tela-roteiro

 

Comentário (1)
11 nov 2013

A apresentação faz a diferença

Postado por Helena

Sim, eu também faço minhas Apresentações!
Sábado estive no SESC Interlagos participando do Seminário “E aí, Biblioteca pra quê?” e a apresentação da Casulo, claro, não poderia faltar e fez toda a diferença!
Além de servir como roteiro para minha fala, o PPT mostrou as fotos, a história e a evolução do movimento literário BookCrossing de uma maneira bastante concisa e envolvente.
Nas próximas apresentações, pretendo incluir trechos de vídeos e animacões, deixando a
palestra mais interativa.

1394262_10200904065385718_1955381437_n

PS.: O evento foi excelente e uma ótima oportunidade de encontro e troca de ideias entre diversos projetos literários. Agradeço ao SESC pelo convite e ao fotógrafo Marcio Alfieri pela parceria e apoio ao projeto. (http://marcioalfieri.wordpress.com/)

Comentários (0)
07 nov 2013

Roteiro: A base da apresentação

Postado por Helena

O Roteiro é a base da apresentação, servindo para você organizar suas ideias e o conteúdo. Antes de criá-lo, responda quatro perguntas básicas que vão lhe ajudar a planejá-lo melhor.

Qual o meu objetivo?
- É muito importante ter definido o que você quer com a sua apresentação, qual objetivo você quer atingir. Isso irá definir todo seu caminho.

Quanto tempo tenho?
- Lembre-se que o tempo determina quanto conteúdo você irá apresentar. Procure respeitar o tempo que lhe foi dado.

Com qual público vou falar?
- Leigo ou técnico? Jovem ou adulto? Conhecendo seu público fica mais fácil preparar seu Roteiro.

Como vou falar?
- Dependendo do seu objetivo e do seu público, defina que tipo de linguagem irá usar: formal, coloquial, irreverente? Essa é uma forma de ganhar a empatia da plateia e conquistá-la.

blog-casulo-02

 

Comentário (1)
29 out 2013

Entrega do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda

Postado por Helena

Acontece nesta quarta (30/10) a entrega do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda.

Inscreva-se!

premio renato castello branco

Comentários (0)
24 out 2013

Casulo no portal Carreira & Sucesso, da Catho

Postado por Helena

Nosso diretor Bernardo Castello Branco deu entrevista exclusiva para o Portal Carreira & Sucesso, da Catho, falando sobre a profissão de especialista em apresentações corporativas. Leia aqui (e entenda porque o mercado de apresentações está crescendo e abrindo portas para um novo tipo de profissional…)

catho

 

Comentários (0)
  • Categorias

  • Tópicos recentes

  • Twitter: agencia_casulo

  • Facebook

    Casulo