Blog da Casulo

Troque a cor do blog
23 jul 2014

Eleita nova Diretoria da ABRADI-SP para exercício 2014/2015

Postado por Bernardo

abradi-sp-diretoriaA APADi – Associação Paulista das Agências Digitais – agora se chama ABRADI-SP. Alexandre Suguimoto (ZAW) foi reeleito presidente e David Reck (Enken), vice-presidente. Cláudio Coelho (Skalebla), continua na diretoria financeira da entidade, juntamente com Cristiano Calamonaci (Tino Comunicação), vice-tesoureiro. A nova diretoria conta ainda com Bernardo Castello Branco (Casulo), Daltro Martins (AG2 Publicis), Marcelo Abdo (Agência Pic), Mauricio Costa (Attitude Digital), Roberto Calderón (Futurelab), Samuel Leite (Digitale.XY2), Thiago Borges (Agência Pulso) e Valdiney Viçossi (Agência VM2).

“Em 2013, colhemos os frutos pela criação do Guia de e-Commerce APADi, que recebeu a chancela do Sebrae-SP. Participamos da Feira do Empreendedor em São Paulo no início de 2014 palestrando para cerca de 1200 empreendedores e empresários.

Construímos conteúdo especifico para esse público e, em um espaço destinado especialmente à APADi no evento, falamos sobre e-commerce, SEO, redes sociais, presença digital e como contratar uma agência digital. Em 2013 também realizamos, em conjunto com a Startup House, o 1º Programa de Treinamento para Profissionais de Marketing Digital, o Sthart, e trabalhamos em projetos de gestão financeira para melhorar a governança nas agências digitais”, afirma o presidente da APADi, Alexandre Suguimoto.

Nesta nova gestão, o foco são iniciativas que valorizem a experiência e tornem a escolha mais assertiva no que se refere aos serviços e ferramentas do ecossistema de comunicação digital. “Iniciamos 2014 com um novo site da APADi. Este permite aos compradores de serviços e produtos digitais escolherem as agências de acordo com o tipo de serviço no qual são especialistas”, declara Suguimoto.

“Todas as empresas já sabem da necessidade de estarem presentes na internet, das vantagens de ter um aplicativo para vender no celular, dos potenciais do e-commerce e da importância de ter uma boa presença digital, principalmente no caso das redes sociais. No entanto, a maioria ainda não sabe avaliar o que é indicado para a própria empresa e, também, tem dificuldade de analisar se o trabalho está sendo bem feito. É neste ponto que a APADi quer atuar fortemente: a profissionalização da contratação de serviços e ferramentas no mercado digital”, explica o presidente.

O vice-presidente da APADi, David Reck (Enken), conta que em 2014, haverá ênfase também em aculturamento do mercado de uma forma mais ampla do que nos anos anteriores. “Os projetos que antes eram regionais – novos guias e eventos educativos, como o Guia de e-Commerce APADi -, deverão ter abrangência Nacional, por meio de nossa integração com a Associação Brasileira de Agentes Digitais – ABRADi”, comenta Reck.

Comentários (0)
21 jul 2014

Mapas Mentais e o Roteiro da sua Apresentação Corporativa

Postado por Bruna Oliveira

casulo-apresentacao-corporativa

 Definir o roteiro é fundamental para o sucesso de sua apresentação corporativa. Logo após ter claro o seu objetivo, o roteiro o ajudará a se organizar para atingí-lo.

Dividir seu roteiro em partes é uma boa forma de estruturar a mensagem da sua apresentação que pode ser desenvolvida em PowerPoint, Prezi ou Keynote. Basicamente, essa estrutura pode ser dividida em começo (ideia central), meio (desenvolvimento do raciocínio) e fim (conclusão).

Para ajudar na organização do raciocínio, existem algumas técnicas fáceis de serem aplicadas como o Mind Map. Criado pelo inglês Tony Buzan, os “mapas mentais” são diagramas que sistematizam as informações de sua apresentação em forma de texto e desenhos, facilitando a visualização do todo.

As informações partem de um centro a partir do qual são irradiados os conteúdos relacionados. Quanto mais colorido e visual (imagens, desenhos, símbolos etc), melhor para nosso cérebro memorizar as informações, assim a sua apresentação fica mais profissional.

Dessa forma, com uma rápida visualização, compreendemos o assunto que está resumido em nosso diagrama.

Se gostou do assunto e gostaria de saber mais, veja no site do próprio criador dos Mapas Mentais: http://www.tonybuzan.com/

Um abraço da Equipe Casulo!

Comentários (0)
31 mar 2014

Apresentações profissionais em PowerPoint

Postado por Bernardo

Saiu hoje no blog do aplicativo Controller app do Francisco Felix a entrevista “Apresentações profissionais em PowerPoint”. Com o Controller app, você fica por dentro de diferentes temas do mundo da controladoria, contabilidade, finanças, fiscal e jurídico.

controller

Confira a entrevista completa: http://eifrs.blogspot.com.br/2014/03/apresentacoes-profissionais-em.html

Apresentações em powerpoint faz parte do dia-a-dia de muitos profissionais de finanças. Convidamos o Bernardo para nos falar sobre aspectos importantes em uma apresentação. O Bernardo Castello Branco é sócio-diretor da Casulo Apresentações Vendedoras e profissional de comunicação e criação com especialização em apresentações profissionais com 14 anos de experiência atendendo clientes dos mais diversos portes.

Existe algum tempo recomendável para uma apresentação?
Bernardo Castello Branco: Recomendamos não passar de 1h. depois disso o nosso cérebro começa a ficar cansado e perde o foco do assunto. É sempre bom considerar de 10 a 15 minutos para “quebrar o gelo” antes da apresentação e de 10 a 15 min. após, para comentários. Ou seja, uma apresentação com 30 minutos é bem razoável.

Existe algum tempo recomendável para cada slide?
Bernardo Castello Branco: Não, vai depender muito do conteúdo e da capacidade do apresentador em manter a atenção da plateia. Tenho um amigo que fez a famosa “apresentação de um slide”!

Os recursos do powerpoint podem ajudar a reter a atenção do público?
Bernardo Castello Branco: Sim, recursos como animações sutis, inclusão de vídeos curtos e áudio, servem como pausa para o cérebro e o direciona para o caminho que o palestrante quer.

Como nasceu a ideia do “Casulo” e quais são os trabalhos oferecidos?
Bernardo Castello Branco: Surgiu através da necessidade que os nossos clientes tinham para desenvolver suas apresentações de maneira profissional. Percebemos essa demanda e nos especializamos em roteiro, identidade visual e treinamento do apresentador, que são nossos principais negócios hoje.

Agradecemos a participação do Bernardo e para quem estiver interessado em conhecer melhor os trabalhos do Casulo, seguem os dados abaixo
visite o site www.casulo.com.br.

O Casulo Apresentações Vencedoras foi fundada em 2000 e desenvolve apresentações de alto impacto com foco em resultados, envolvendo roteiro, identidade visual e o apresentador. O Bernardo também ministra palestras, workshops e treinamentos sobre apresentações corporativas. Alguns de seus clientes são: Braskem, Odebrecht, Dow Química, UOL, Universidade Anhembi Morumbi, Nestlé, Lexmark, Repsol, Promon Logicalis, Metalfrio, Cacau Show, Petrobras, KraftFoods, Unimed, Sony, Queiroz Galvão, Cyrela, Danone, 3M, Tupperware e Saint Gobain entre outras.

Comentários (0)
15 jan 2014

Casulo é uma das agência Top do SlideShare em 2013

Postado por Bernardo

Esta semana foi publicado pelo Slideshare (www.slideshare.com) as páginas mais visitadas de 2013, e a da Casulo ficou entre elas.

Segundo o site “vocês receberam 78.081 visualizações em 2013, perto da metade da população de Oxford, no Reino Unido.”

Clique aqui e seja a 78.082ª pessoa a visitar a página da Casulo no SlideShare.

slideshare-casulo

Comentários (0)
20 dez 2013

Em 2014 e sempre, faça o seu melhor

11 dez 2013

Roteiro: Defina um protagonista

Postado por Helena

casulo-blog-protagonistaAo elaborar o roteiro de sua apresentação, defina também um protagonista, que é o personagem principal da história.

O protagonista pode ser o Apresentador, o Produto, a Equipe, o Consumidor. A escolha depende do seu objetivo, do que você pretende alcançar: motivar da equipe, lançar um produto, anunciar um novo parceiro, apresentar resultados da empresa, projeções para ano seguinte, etc..

Comentários (0)
03 dez 2013

Roteiro: Divida-o em começo, meio e fim

Postado por Helena

1. Começo

Já no ínicio da apresentação, a capa deve refletir o seu objetivo. Nela deve aparecer um título. Mas não um título qualquer, ele deve ser diferente, criativo. Deve despertar a curiosidade. Tenha uma “ideia central” – e não um “tema” – definido, claro e forte.

Se você fizer sua apresentação como se estivesse contando uma história, melhor. Histórias curtas e interessantes despertam o interesse e prendem a atenção do ouvinte.

Mas o que é contar uma história? É ter uma narrativa lógica, envolvente.

Descubra a sua e como ela o ajuda a vender sua ideia.

Histórias pessoais são únicas, são chances de mostrar originalidade.

2. Meio

Uma boa forma de desenvolver a parte central da apresentação é usando o modelo “Conflito x Solução”. Ora, sem conflito não há história!

Existem vários tipos de roteiro. Cada um deles vai definir como contar sua história. Escolha o que melhor se ajusta ao seu objetivo (leia mais).

3. Fim

No final da apresentação faça algo para ser lembrado, algo motivador.
Deixe o pessoal querendo mais ou convide as pessoas a agirem!

Sempre guarde o melhor para o final.

casulo-blog-roteiro

Comentários (0)
19 nov 2013

Roteiro: Defina qual tipo usar na sua apresentação

Postado por Helena

Ao fazer o roteiro de sua apresentação, lembre-se também de definir como você vai contar a sua história – ou o tipo de roteiro que irá utilizar:

- Direto ao ponto
Imagine que você precisa comunicar sua equipe que parte dela será desligada da empresa. Neste caso, a melhor maneira de contar a história é ir direto ao ponto.

- Metáfora
Quando você atribui mais de um significado a algo. Se o seu produto é água, como encontrar um diferencial? Atribuindo outro significado a ele, como “fonte da vida” e contar que nosso corpo é feito 70% dela.

- Conflito X Solução
Uma das maneiras mais utilizadas é apresentar um problema e na sequência a solução. Lembre-se: sem conflito não há história.

- Humor
É sempre bem-vindo, cuidado apenas com piadas desgastadas e para não exagerar na dose. O importante é ser natural!

Existem inúmeros outros tipos de roteiro. Escolha o que melhor se adapta ao objetivo da sua apresentação. Com o tempo, é possível até mesmo criar um estilo próprio de se apresentar.

tela-roteiro

 

Comentário (1)
11 nov 2013

A apresentação faz a diferença

Postado por Helena

Sim, eu também faço minhas Apresentações!
Sábado estive no SESC Interlagos participando do Seminário “E aí, Biblioteca pra quê?” e a apresentação da Casulo, claro, não poderia faltar e fez toda a diferença!
Além de servir como roteiro para minha fala, o PPT mostrou as fotos, a história e a evolução do movimento literário BookCrossing de uma maneira bastante concisa e envolvente.
Nas próximas apresentações, pretendo incluir trechos de vídeos e animacões, deixando a
palestra mais interativa.

1394262_10200904065385718_1955381437_n

PS.: O evento foi excelente e uma ótima oportunidade de encontro e troca de ideias entre diversos projetos literários. Agradeço ao SESC pelo convite e ao fotógrafo Marcio Alfieri pela parceria e apoio ao projeto. (http://marcioalfieri.wordpress.com/)

Comentários (0)
07 nov 2013

Roteiro: A base da apresentação

Postado por Helena

O Roteiro é a base da apresentação, servindo para você organizar suas ideias e o conteúdo. Antes de criá-lo, responda quatro perguntas básicas que vão lhe ajudar a planejá-lo melhor.

Qual o meu objetivo?
- É muito importante ter definido o que você quer com a sua apresentação, qual objetivo você quer atingir. Isso irá definir todo seu caminho.

Quanto tempo tenho?
- Lembre-se que o tempo determina quanto conteúdo você irá apresentar. Procure respeitar o tempo que lhe foi dado.

Com qual público vou falar?
- Leigo ou técnico? Jovem ou adulto? Conhecendo seu público fica mais fácil preparar seu Roteiro.

Como vou falar?
- Dependendo do seu objetivo e do seu público, defina que tipo de linguagem irá usar: formal, coloquial, irreverente? Essa é uma forma de ganhar a empatia da plateia e conquistá-la.

blog-casulo-02

 

Comentário (1)
  • Categorias

  • Tópicos recentes

  • Facebook

    Casulo