Palestrante comemorando sua conquista
APRESENTAÇÕES
VENCEDORAS
Design, comunicação, dicas e o dia a dia da Casulo
abr 17
0
Spielberg e as Apresentações Corporativas

A magia dos gênios

Mesmo que você não seja um gênio, mas um dedicado trabalhador da imagem e do vídeo, pense que algum dia poderá vir a ser, ou poderá ser um profissional de destaque em apresentações corporativas.

Além de seus cursos e de seus canudos conquistados, é bom, diria indispensável, continuar com atenção para criar seu próprio ambiente de estudos e observação analisando os gênios que como você se dedicam a comunicação moderna.

Vamos tomar um como exemplo.  Todos conhecemos Steven Spielberg, sem dúvida um gênio do cinema moderno. Desde muito jovem já era fascinado pelo cinema e a imagem. Brotava nele o desejo de se comunicar criando situações frente a uma câmera Super-8, que seguramente muitos de vocês não conheceram, mas que para muitos diretores foi o início dos já vocacionados de nascença.

Público

Spielberg não é só um mestre do cinema porque para fazer filmes como ele se precisa ser mestre em vários campos, um deles, o profundo e sutil conhecimento do público a que se dirige o filme.

Isto poucos diretores tem tão afinado quanto Spielberg, senão vejam. Recordem de “Tubarão”, um filme simples, porém com um momento genial, a famosa cena de pular da cadeira, quando aparece o gigantesco tubarão.

Ou em “ET”, a cena final quando os garotos fogem dos intolerantes e policialescos seres humanos que num momento memorável do cinema, nos obriga a derramar nossas lágrimas e torcer pelos garotos.

Esta cena está registrada na memória popular e entre os entendidos de cinema como um dos mais belos finais de filme da história.

Como Spielberg e muito outro mestre nos ensinam. É só procurá-los.

Quando se trabalha em qualquer ramo da comunicação deve-se saber que o aprendizado é diário (podem incluir sábados e domingos). Para o comunicador a curiosidade é permanente e visceral do contrário seremos condenados à eterna mediocridade e ao lugar comum. Assim, o cinema nos oferece inúmeras oportunidades de nos aperfeiçoarmos. A vida atual não nos perdoa a falta de conhecimentos.

Aí você perguntará, e eu que faço apresentações corporativas para os meus clientes? O que tenho a ver com isso?

Sim, meu amigo, tem tudo a ver e em algum momento você deverá encontrar uma sacada, que lembre a magia dos gênios, para convencer a sua plateia, seja de um, dois ou mais clientes-assistentes.

Você deverá em algum momento surpreendê-los e convencê-los que o que está expondo é o correto. A emoção também vende, mesmo que seja uma simples apresentação. E mostrará você como o criador de uma apresentação corporativa diferente e bem posicionada.

Meu amigo, a técnica de fazer, você já a domina, comece a dominar as emoções da comunicação eficiente. Conheça em profundidade seu público, seu cliente, e pergunte sobre a empresa e sua história, os percalços e conquistas, etc.

Aí, seguramente, você voltará para sua mesa, sentará na frente da telinha já com uma ideia bastante elaborada. O resto vem depois.

Sucesso companheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sim, eu quero uma
Apresentação Vencedora

Entre em contato e agende uma reunião ou
preencha o briefing clicando no botão abaixo

Sim, eu quero um
Workshop da Casulo

Preencha o formulário e solicite um
workshop com quem entende do assunto:

Faça o briefing agora

    • *campos obrigatórios

      • *campos obrigatórios